A invenção do rádio.

A invenção do rádio.

A invenção do rádio. O rádio foi descoberto graças à descoberta das ondas elétricas, pelo alemão Henrique Hertz em 1877; Henrique conseguiu sua primeira manifestação telegráfica dentro de sua sala.

Dez anos de corridos, o francês Ducretet conseguiu transmitir com seu companheiro Roger.Um estava na torre Eiffel, e o outro no Panteon. Somente mais tarde Branly ergueu o coesor e foi possível um sucesso definitivo; com descoberta desse aparelho, Branly conseguiu deter as correntes elétricas.

O russo Popow inventou a antena; o italiano Marcon aproveitando centelhas elétricas e as ondas que delas procediam, achou a melhor maneira de mandar mensagem em caracteres tipográficos de traços e pontos. Dessa maneira Marcon mandou a Bronly a primeira comunicação em 1899.

O inglês Fleming inventou em 1904 a válvula de vácuo.  Depois desta invenção foi fácil dominar a rapidez das ondas radioelétricas; no ano de 1906 a lâmpada de três eletrodos foi inventada pelo norte americano Forest. Com esse aparecimento conseguiram a adaptação das ondas radioelétricas.

Os rádios atualmente são em número incomensurável e aproveitam as ondas longas, médias e curtas; são usadas também as ondas frequências moduladas, desassemelham das primeiras, hoje é usado o aparelho transistorizado que substitui o rádio de válvulas.

O rádio é um aparelho de grande utilidade. Através do rádio é feito o controle das torres de trafego aéreo, controle policial, bombeiros, trafego marítimo… Além de transmissão via ondas curtas e ondas médias para regiões de difícil acesso e/ou distante de cidades.

O rádio teve sua era de ouro no Brasil nos anos de 1930, 1940 e 1950. Nos anos 1980 o radio FM cresce entre a juventude. No século XXI o rádio comercial é um sobrevivente, a mídia vem perdendo espaço para os serviços de música na internet, redes sociais e Streaming.

Memory Cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *