O Helicóptero. A capacidade de o homem poder manter-se no ar atraiu muitos anos o ser humano sendo que os antigos chineses já pensaram nesta possibilidade.
Leonardo Da Vinci já havia desenhado o que seria hoje um helicóptero.
Em 1784 dois franceses, Launay e Bienvenu fizeram tipos diferentes para voar. Em 1796 o inglês George Cayley construiu um modelo que voava, mas este modelo não podia ser controlado no ar. Petroczy Von Karmon planejou um helicóptero para fins militares.
Não foi aceita sua sugestão, pois os militares achavam que podiam vencer por terra o que não aconteceu.
Em 1923 foi inventado o autogiro pelo espanhol Juan de La Cierva, no entanto quem voou no primeiro helicóptero com controle de direção foi o italiano d’Ascandio no ano de 1930. Em 1937 dois alemães conseguiram um grande triunfo conseguindo manter o helicóptero.
Mas este aperfeiçoamento ficou por conta do russo Igor Sikorsku que morava nos Estados Unidos.
O helicóptero é um avião sem asas que pode sustentar se no ar em função de uma enorme hélice horizontal e seu curso é orientado por outra hélice que fica em sua cauda o helicóptero faz manobras como nenhum outro avião pode fazer: ora pra frente e para trás fica parado no ar giram em volta de si mesmo e desce bem devagar sendo capaz de pousar ate em um quintal se for necessário
O helicóptero tem várias utilidades: é usado na pulverização de plantação com produtos químicos na luta contra incêndios para verificar canos de fora em térreos montanhosos.
É também de grande utilidade no salvamento marítimo, construção de pontos e prédios nas grandes indústrias e fazendas, na guerra e inúmeras atividades para os homens.